Linhas de Pesquisa

• Aplicação de Dispositivos Biomédicos em Saúde

A linha de pesquisa abrange vários projetos nos quais são empregados diversos dispositivos biomédicos e procedimentos de interesse em Ciências da Saúde. Nesses projetos são estudados efeitos e aplicações das vibrações mecânicas (VM) produzidas em plataforma oscilante/vibratória e de algumas das Práticas Integrativas e Complementares (PIC), como a laser acupuntura e a auriculoterapia.

• Bioinformática e Tecnologia de Informação em Saúde

A grande evolução tecnológica, assim como, o avanço das pesquisas proporcionou a criação de equipamentos capazes de gerar uma enorme quantidade de dados nas áreas da biologia, especialmente na genética. Assim, para processar e analisar esses dados é necessário um alto poder computacional e de armazenamento. Nesse contexto, o uso eficiente das novas arquiteturas de processamento de alto desempenho é fundamental para os avanços das pesquisas em bioinformática. Para isso, é necessário criar programas paralelos que possam executar eficientemente nos novos ambientes multicore e manycore, assim como, nos ambientes de memória distribuída.

• Biologia Molecular e Diagnóstico Laboratorial

A linha de pesquisa estuda a caracterização e estudo de validação de testes moleculares para melhoria do diagnóstico, acompanhamento e prognóstico de doenças.

• Ensino em Saúde

A linha de pesquisa tem a conformação de um território de potencialidades aos saberes e às práticas concernentes especificamente à capacitação e ao desenvolvimento de profissionais da saúde. Prevê a produção de cursos online (Teleducação)  com temas direcionados aos profissionais em saúde pública; educação médica e biomédica. Utiliza um domínio de conhecimento como interface ou como interseção entre os setores da saúde e da educação nas políticas públicas e entre as áreas do conhecimento científico da Educação dos Profissionais de Saúde .

• Estudos das variáveis Pré-analíticas em Medicina Laboratorial 

A linha de pesquisa estuda a caracterização e estudo da influencia de variáveis pré-analíticas na interpretação de resultados laboratoriais.

Gestão de Operações em Saúde

A linha de pesquisa investiga a concepção, gestão e melhoria de processos voltados para o desenvolvimento, produção, distribuição, e entrega de produtos e serviços de saúde. As pesquisas em operações de saúde concentram-se em explicar as diferenças no desempenho operacional das organizações (por exemplo, produtividade, qualidade, tempos de atendimento etc.) e, como um campo normativo, identificar as implicações para processos, estruturas e sistemas.

• Qualidade e Biossegurança em Medicina Laboratorial

A linha de pesquisa estuda a avaliação e implementação de processos para a melhoria da qualidade em laboratório de análises clínicas e de patologia.

• Saúde e epidemiologia

A Linha de Pesquisa estuda a caracterização e estudos das principais doenças e estado de saúde da população atendida em ambulatório da rede pública.

• Tecnologia Forense e Medicina Legal 

Desenvolvimento de tecnologias laboratoriais e aprimoramento de técnicas de obtenção de material genético para análises moleculares que permitam identificação forense. Inovação tecnológica em protocolos de extração, seguridade e eficácia biotecnológica

 A discriminação das linhas de pesquisa que cada docente integra está disponível na página Corpo Docente.