Intercâmbios

Intercâmbios Nacionais

O Mestrado fortaleceu sua parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e a partir de 2013 estamos com atividades conjuntas em disciplinas especificas na área de qualidade nas diferentes fases laboratoriais (pré analítica, analítica e pós analítica).

A aproximação com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas com participação na turma de 2013 de uma aluna envolvida diretamente no PNCQ-SBAC deve permitir um estreitamento das nossas relações institucionais.

A atual coordenação vem se aproximando da direção da Faculdade de Direito da UERJ através do departamento de direito penal para o oferecimento de atividades conjuntas com o programa de pós graduação em direito que permita aos alunos uma melhor capacitação e aquisição de competências na área forense, medicina legal e ética médica, através da inclusão do Prof. Nelson Massini.

O Laboratório de Lipides, coordenado pelo Prof. José Firmino Nogueira Neto teve aprovado projeto junto a Faperj para avaliação do laboratorial de coorte de estudo longitudinal do Prof. Eduardo Faernstain da Saúde dos funcionários da UERJ.

A partir de 2013, o Ministério da Defesa fez convênio com a UERJ para titulação em nível de mestrado e doutorado de seus oficiais. Dessa forma, na seleção de 2014 já abrimos vagas especificas para este convênio e temos 2 (dois) alunos já nesta turma.

O Prof Elizeu Carvalho teve aprovado projeto financiado pela CAPES /AUXPE – PRÓ-DEFESA – 3003/2013 – Estudos Estratégicos em Defesa Nacional e Educação Nacional e Ensino Militar no Âmbito das Aplicações Forenses do DNA (Processo 23038.009095/2013-28 – publicado no Diário Oficial da União em 03 de dezembro de 2012 –  Seção 3 – Página 31 – Valor: R$ 240.000,00). Este projeto permitiu a ampliação do número de vagas já para a entrada de 2014 e estão também contempladas vagas para 2015 através do convênio UERJ-Ministério do Exército (acima).

Intercâmbios Internacionais

Quatro docentes do mestrado atuam no convênio entre o Center of Diseases Control e a Fundação José Bonifácio/UFRJ para formação e desenvolvimento técnico laboratorial em Patologia Clínica em Moçambique. Este convênio sob a coordenação do Prof. Orlando Ferreira, tem permitido os estágios de técnicos moçambicanos nos laboratórios dos hospitais universitários (HUCFFo-UFRJ, HUPE e PPC-UERJ) e no laboratório do Hospital Federal dos Servidores do Estado. Esta formação que teve o apoio inicial da UERJ para o acolhimento no Programa de Biologia Humana e Experimental permitiu a formação do primeiro médico moçambicano com especialização em Patologia Clínica reconhecido pela ordem médica em Moçambique (Dr. Antonio Assane) e que ocupa hoje importante cargo no ministério da saúde de Moçambique gerindo a coordenação de assistência médica em particular a melhoria das atividades dos laboratórios clínicos do país. Em 2013, do Ministério da Saúde de Moçambique aprovou a vinda do Dr. Felix Pinto para a realização do nosso Mestrado. Paralelamente, nossos alunos têm colaborado nessas formações, assim Fernanda Barquette, Dalila Silva tem participado nesses treinamentos em módulos relacionados ao processos e qualidade.

O Prof Elizeu Carvalho tem colaboração com a Dra Leonor Gusmão, atualmente como Profa Visitante na UERJ para o desenvolvimento do projeto apoiado pela Faperj a partir de 2013: Ancestralidade Paterna Africana no Sudeste do Brasil: Contrastando Dados Genéticos e Históricos (Processo E-26/111.395/2013).

O professor Mario Bernardo Filho tem várias publicações com o pesquisador Pedro Jesus Marin da Universidad Europea Miguel de Cervantes, Laboratorio de Fisiologia, Valladolid, Spain. Publicação com o Professor Mark Tillman, Department of Kinesiology and Helath Promotion Troy University, EUA.